Tags

, , , , , , ,


Olá pessoal, tudo bem ?

Estou correndo com as encomendas aqui, mas entre uma e outro, vou postando o que tenho para dividir com vocês.

No final de Agosto, estive na Argentina, com meu marido e os avós dele, a viagem foi pra lá de especial, matei a saudade de 5 anos e tê-los conosco, dessa vez, foi uma delícia, a idéia é aproveitar enquanto eles estão conosco e com certeza faremos outras viagens. Mas esse post é para falar, especialmente, da Feira de San Telmo, a feira mais TUDO que tem em Buenos Aires !!! Para quem gosta de arte, curiosidades e antiguidades, claro.

Fundado em 1897, o Mercado de San Telmo é um charmoso lugar para passear e comprar antiguidades e sentir a nostalgia no ar.

No início da manhã, de todos os domingos, desde 1970, uma curiosa cerimônia é repetida no palco para a Plaza Dorrego: Caixas, ferros, mesas, baús, cestas, se sobrepõem em ruas de paralelepípedos no coração do Bairro de San Telmo.

São mais de 270 postos de venda, e todos eles passam e passaram por uma rigorosa lista de requisitos para venderem seus produtos alí.

 

Em todos eles só podem estar o titular da “loja” e mais um assistente. Além disso, a cada três meses há a mudança do lugar que cada um ocupa na praça, a organização está a cargo do Museu da cidade.

A feira recebe cerca de 20.000 visitantes por domingo, incluindo um alto percentual feita por turistas de todo o mundo. Com o passar dos anos, foi possível desenvolver uma verdadeira classificação de turistas, de acordo com o perfil de suas compras:

Os franceses, elegantes por natureza, preferem bijou ou vidros; os Brasileiros, alegres e atraentes, são inclinados a metais e objetos de cores; os Italianos e Espanhóis, jóias antigas, fiéis ao seu passado, escolhem pinturas, trazidas ao país por seus próprios avós.

Sifonazo: É a melhor para comprar essas Garrafas “Siphon”, se eu comprei ? Claaaro que sim …rs. O Dono é o Sr Juan Carlos Rojas. Siphons, são essas garrafas de vidro, da década de 40, quando ainda não tinham água engarrafada, elas eram usadas para a água gasosa.

E vejam só essa figura que encontrei na tenda “El Divino Botón”, Gargiulo Teresa, uma senhorinha lindo, super simpática que fiz questão de tirar foto para não esquecer mais da carinha dela, conversamos bastante e sim, comprei um monte de botões, não sei pra que ainda, mas comprei. Nada barato, mas são botões muito antigos, ainda nas embalagens originais, eles são de madeira, ébano, couro, madrepérola, bronze e até de vidro.

Também comprei outras coisinhas, entre elas, garrafinhas da Coca Cola, para a minha coleção 🙂

Gostou? Quer ver foto de tuuuudo que encontrei por lá, então clique AQUI e boa viagem no tempo.

Endereços: Calle Defensa 1454, fica a feira de San Telmo, já o Mercado de San Telmo está na altura do No 963 em Buenos Aires.
Horário: Domingos das 10 a 17h.
Site Oficial: http://www.feriadesantelmo.com/

Vivian Cordeiro

 

Anúncios